MESMICE X INOVAÇÃO
As políticas públicas educacionais no Brasil ao decorrer dos tempos sofreram avanços lentos, apesar de estarmos nos tempos modernos, observamos na área administrativa como nos professores uma classe de profissionais muitas vezes desmotivadas, acomodada, resistente a mudanças, pressa a métodos antigos e padronizados. A questão salarial certamente é o grande agravante para a insatisfação. O ingresso de forma efetiva através de concurso, muitas vezes propicia acomodação do profissional não buscando aperfeiçoamento a novos métodos e tecnologias.
Tanto na gestão, como nas salas de aula, não se observa novas idéias e rupturas de paradigmas, usam os métodos antigos já testados e os espertos dão uma nova roupagem, mas suas ações e estratégias são somente melhoradas.
Muitos gestores e educadores necessitam urgentemente, despertar aos novos tempos, tanto na educação como em qualquer outro campo profissional, abertos a mudanças, inovações, deixar de serem profissionais previsíveis, mas sim comprometidos com uma educação de qualidade, que tenha sentido ao aluno, possibilitando um ambiente democrático, inovador, que proporcione bons resultados, desenvolvendo projetos instigantes e desafiadores, despertando para uma nova realidade valorizando a criatividade e inovação na educação.
Referências: Moran, José Manuel; Professores e gestores previsíveis e os inovadores. Disponível em: htm>. Acesso em: 20 jul 2009
As políticas públicas educacionais no Brasil ao decorrer dos tempos sofreram avanços lentos, apesar de estarmos nos tempos modernos, observamos na área administrativa como nos professores uma classe de profissionais muitas vezes desmotivadas, acomodada, resistente a mudanças, pressa a métodos antigos e padronizados. A questão salarial certamente é o grande agravante para a insatisfação. O ingresso de forma efetiva através de concurso, muitas vezes propicia acomodação do profissional não buscando aperfeiçoamento a novos métodos e tecnologias.
Tanto na gestão, como nas salas de aula, não se observa novas idéias e rupturas de paradigmas, usam os métodos antigos já testados e os espertos dão uma nova roupagem, mas suas ações e estratégias são somente melhoradas.
Muitos gestores e educadores necessitam urgentemente, despertar aos novos tempos, tanto na educação como em qualquer outro campo profissional, abertos a mudanças, inovações, deixar de serem profissionais previsíveis, mas sim comprometidos com uma educação de qualidade, que tenha sentido ao aluno, possibilitando um ambiente democrático, inovador, que proporcione bons resultados, desenvolvendo projetos instigantes e desafiadores, despertando para uma nova realidade valorizando a criatividade e inovação na educação.
Referências: Moran, José Manuel; Professores e gestores previsíveis e os inovadores. Disponível em:
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